BIÓGRAFIA

MESTRE NENÉM - PRESIDENTE E FUNDADOR

Mestre Neném - Presidente e Fundador
O PRIMEIRO CONTATO COM A CAPOEIRA: "Em Maceió AL, eu via pessoas fazendo rodas de capoeira no mercado do artesanato e no centro do comercio, eu tinha 11 anos. Em 1986 meu tio estudava no CEAGB antigo cepa na escola D.Pedro onde começou a fazer capoeira, depois de 6 meses ele me levou junto para assistir uma aula, me interessei e senti que estava no sangue aquela luta, comecei a fazer capoeira, o professor era o mestre jacaré, as aulas eram realizadas no teatro de Arena no CEAGB em 1986." PRIMEIRA GRADUAÇAO: "No ano de 1987 treinava com o professor Jorge no Club C.S. no bairro da Chä da Jaqueira, nesse tempo treinavam juntos comigo eram : meu tio Bruce Negäo, Valmir, Troväo, Tudé, Vanio, entre outros. Nesse mesmo tempo fui graduado cordel amarelo, local do evento Sociedade Beneficente Säo Joäo Batista, Cha da Jaqueira ano de 1987". PRIMEIRO TRABALHO DE CAPOEIRA: No ano de 1992 conhecido nas rodas de capoeira popularmente como Neném. Formado professor cordel verde-amarelo-azul, pelo MESTRE CLAÚDIO da Escola Pôr do Sol dos Palmares, depois de formado fundei um pequeno grupo, grupo arte aberre-capoeira. GOIÁS CIDADE DE PEDREGAL DIVISA COM BRASILIA EM 1994: Fui viver em Brasília, naquela época a capoeira já era bastante divulgada, procurei entrar em contato com capoeiristas para começa uma nova etapa com a capoeira. Trabalhava durante o dia de pintura e revestimento de parede, nao conhecia nada na cidade de Brasília, Certo dia vi um menino passando de uniforme vindo do treino de capoeira, e perguntei onde ele treinava, era na quadra 9 da asa norte na academia do mestre Tabosa com contramestre Piauí. Fui conhecer a academia e a frequentei algumas vezes. Foi nessa época, no setor O da expansáo conheci o mestre Luiz onde fui formado mestre do primeiro grau cordel branco-verde. 1995 MACEIÓ-ALAGOAS: No ano de 1995 voltei para Maceió AL, comecei a ministrar aulas na FEGREAL, junto com os alunos fundamos o Grupo Axé Saúde. No dia 20 de novembro de 1995 os 300 anos de zumbi em Uniáo dos Palmares conheci o mestre Montana em uma roda no pé da igreja. Depois da roda conversei com ele para me afiliar ao seu grupo pela Associaçao Cruzeiro do Sul Raizes-RJ, fui aceito e fiquei em observaçao durante 6 meses. Em janeiro de 1996 eu organizei o evento do cruzeiro do sul em Maceió onde fui reconhecido mestre cordel branco-verde 1 grau pela Cruzeiro do Sul, esteve presente no evento os mestres Rasta, Meinha, Professores Tatu e Karate. 1998 FUNDAÇAO DA ESCOLA BRASIL CAPOEIRA: Em 10 de janeiro de 1998 fundei a Associaçäo Cultural Escola Brasil-Capoeira em Maceió AL. Filiado a Associaçäo Cultural Cruzeiro do Sul Raizes do Rio de Janeiro presidente mestre montana. Associaçäo Cultural Escola Brasil Capoeira hoje vem desenvolvendo seu trabalhos divulgando e apresentado a arte brasileira como dança, luta, cultura, esporte, terapia e lazer em centros comunitarios, academias, condominios, escolas, praças, praias com o objetivo de esclarecer e proporcionar às pessoas o conhecimento da capoeira genuinamente 100% brasileira.